CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva tem inscrições abertas


12/06/2018

Evento, que conta com a parceria do CREF9/PR, acontece paralelamente ao 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública, entre os dias 18 e 20 de julho, em Curitiba




Profissionais de Educação Física que atuam ou desejam trabalhar na área da saúde terão a oportunidade de participar, de 18 à 20 de julho, do 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública. O tema deste ano é “Iluminando Caminhos Para o Futuro da Saúde” e a programação acontece no campus da PUC-PR, em Curitiba. Paralelamente ao congresso serão realizados a 4ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, o 3º Prêmio Inova Saúde Paraná, a 2ª Mostra de Vivências "Saúde é o meu lugar" - Edição Sul, o 1º Simpósio de Nutrição e Saúde Pública/Coletiva e o 1º Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva do Paraná.

O congresso é promovido pelo INESCO (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva), Secretaria de Estado da Saúde, Escola de Saúde Pública do Paraná e conta com o apoio do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF9/PR). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site congresso (http://congressosaudepublica.org.br/).

Em sua primeira edição, o Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva do Paraná tem como objetivo oportunizar o diálogo sobre caminhos percorridos, anseios, desafios e perspectivas para a construção e qualificação da atuação profissional no âmbito da saúde pública/coletiva.

A programação do 1º Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva do Paraná acontece no dia 19 de julho, das 13h30 às 18h00, e conta com duas palestras e uma mesa redonda.

Além do presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, está confirmada a presença de profissionais de Educação Física que são considerados referência na área de saúde no Paraná, tais como o Conselheiro do CREF9/PR e Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paranáe Marcelo Hagebock Guimarães, a professora Cláudia Heller, da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Tebas e do professor Diego Spinoza dos Santos, da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

PROGRAMAÇÃO
1º Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva do Paraná
 

13h30 – 14h30 | Painel de Abertura – Regulamentação da profissão e participação: caminhos para consolidação da atuação do Profissional de Educação Física na Saúde Pública.

20 anos da regulamentação da profissão e o impacto desta na consolidação do profissional de Educação Física como profissional da saúde (30min)
Prof. Antonio Eduardo Branco (CREF/PR)

Controle Social: Formação em Educação Física para atuação na área da Saúde Pública (30min).
Prof Marcelo Hagebock Guimarães (Conselho Estadual de Saúde do Paraná e Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba)

 

14h30 – 15h50 | Mesa redonda: Ciência, gestão e prática profissional: como aproximar estes campos e fortalecer a agenda da atividade física no SUS.

Moderadora: Profa. Dra Lucélia Justino Borges (UFPR)

1. Atuação do profissional de Educação Física na área da Saúde Pública: evidências de boas práticas e perspectivas (20min).
Prof. Dr. Rogério César Fermino (UTFPR)

2. Educação Física e a gestão na área de saúde pública: experiência da gestão de um equipamento da Atenção Primária a Saúde por um profissional de Educação Física (20min)
Prof. Me Marcos André da Luz (Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba)

3. Desafios da prática profissional no SUS: Programa Academia da Saúde (20min)
Profa. Cláudia Heller (Secretaria Municipal de Saúde de Nova Tebas – PR)

 

16h00 – 17h30 | Roda de conversa: Caminhos para a Educação Física na área da Saúde Pública – Experiências dos profissionais de Educação Física participantes do Encontro

Moderador: Prof. Diego Spinoza dos Santos (Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba)